Weby shortcut

Apresentação

Atualizado em 19/11/14 09:38.

O NÚCLEO DE PESQUISAS EM GESTÃO, POLÍTICAS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO-NGPTI/UFG tem por objetivo principal constituir um espaço interdisciplinar de produção de pesquisas básicas e aplicadas e de desenvolvimento de aplicações tecnológicas ao redor deste multifacetado conceito denominado informação. Assim, a informação pode ser conceituada a partir de diferentes compreensões. Uma das compreensões possíveis considera que a informação é um elemento resultante de atividades cognitivas e que ao mesmo tempo influencia tais atividades. Assim a informação gera processos sociais de atribuição e comunicação de significados. Por meio destas ações podem ocorrer mudanças em nível individual e/ou social. Tais mudanças podem ocorrer no sentido da confirmação do conhecimento já existente, da negação do conhecimento já existente ou ainda pela correção de conhecimento já existente.


Diante deste fenômeno complexo e, consequentemente interdisciplinar, temos o entendimento de que é necessário conjugar dispositivos conceituais, bem como metodologias e ferramentas de aplicação oriundas de diferentes campos de conhecimento científico. Assim no ambiente do NÚCLEO DE PESQUISAS EM GESTÃO, POLÍTICAS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO-NGPTI/UFG, diferentes campos de conhecimento científico (Comunicação Social, Biblioteconomia, Gestão da Informação, Ciência da Computação, Engenharia e Ciência da Informação) se unem para produzir uma conjunção de saberes que permitem compreender aspectos das origens das necessidades de informação, prospectar novas formas de organizar e tratar a informação, compreender modos de uso da informação e as barreiras que impedem o uso eficiente e eficaz deste recurso. Esta conjunção de saberes nos permite estar na fronteira do conhecimento sobre o fenômeno informacional e assim gerar alternativas/soluções para a principal questão de pesquisa que orienta nossas reflexões: Como tornar mais eficiente e eficaz a interação entre os sujeitos cognitivos (indivíduos/indivíduos e indivíduos/organizações) e os elementos que compõem a dinâmica informacional (atribuição de significados, comunicação de significados, mudanças cognitivas individuais e/ou sociais e ainda, geração/ampliação de novos conhecimentos) e desta forma auxiliar na resolução de problemas organizacionais e sociais originados nos vários setores econômicos e de atividades sociais?


Em linhas gerais, estas são considerações que representam as áreas de abrangência dos estudos e aplicações desenvolvidas pelo Núcleo de Pesquisas em Gestão, Políticas e Tecnologias da Informação-NGPTI/UFG. Conheça mais a nossa proposta de trabalho, acessando os outros itens do nosso site!

Listar Todas Voltar