a

NGPTI RECOMENDA II

Do usuário da informação ao sujeito informacional: reflexões sobre pressupostos conceituais a partir de pesquisas brasileiras

NGPTI recomenda!

Hoje recomendamos a leitura do artigo científico "Do usuário da informação ao sujeito informacional: reflexões sobre pressupostos conceituais a partir de pesquisas brasileiras", produzido pela professora Eliany Alvarenga e pelo professor Rubem Borges.

 

Resumo:

Objetivo: Analisar pressupostos conceituais sobre sujeito informacional, a partir de desenvolvimentos teóricos de pesquisas brasileiras sobre práticas informacionais (dissertações de mestrado e teses de doutorado) na área de Ciência da Informação, selecionadas no acervo da Biblioteca Digital de Dissertações de Teses-BDTD, no período de 1998/2021.

Método: Esta pesquisa se classifica como uma revisão de literatura sistemática em termos da coleta, organização e análise de dados.

Resultado: Os pressupostos conceituais analisados permitem detectar a compreensão sobre o usuário da informação como um sujeito informacional. Tal compreensão se dá no sentido em que este usuário se coloca como um sujeito ativo que, de forma concomitante, busca, acessa, recupera e usa informações e, por meio destas ações, gera, comunica e socializa suas próprias informações.

Conclusões: Desta forma, os pressupostos conceituais analisados sobre o sujeito informacional salientam que este éum sujeito sociocognitivo, que se relaciona intensamente com a informação, por meio das práticas informacionais de busca, uso, geração, comunicação e socialização. Neste intenso processo de atribuição e comunicação de significados, este sujeito relaciona suas necessidades informacionais aos contextos sócio-históricos vivenciados, bem como recorre a variados recursos sociocognitivos (linguagens, identidades, memórias e valores culturais) para gerar suas práticas informacionais e, desta forma, compreender e agir sobre sua realidade mobilizando outros sujeitos e grupos sociais. A partir destes pressupostos novos olhares surgem para compreender o fenômeno informacional e possibilitam a ampliação da compreensão da informação enquanto objeto gerador de conhecimento.

Clique aqui para acessar o artigo na íntegra!