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NGPTI RECOMENDA I

Panorama do conhecimento científico sobre gestão da informação, do conhecimento e da inovação.

NGPTI recomenda!

Hoje recomendamos a leitura do artigo científico "Panorama do conhecimento científico sobre gestão da informação, do conhecimento e da inovação", produzido pela aluna Joyce Campelo Santos, sob orientação do professor Alex Fabianne de Paulo.

 

Resumo:

 Considerando que a maioria das inovações são idealizadas com base em informações e conhecimentos, faz-se necessário estudar o domínio do conhecimento acerca da informação para que se chegue na forma mais adequada de gerenciar as informações e os conhecimentos envolvidos no processo de inovação. Este artigo busca traçar um panorama dos conhecimentos científicos a respeito das temáticas sobre inovação, gestão do conhecimento (GC) e gestão da informação (GI). Método:Trata-se de um estudo descritivo, de natureza quantitativa, que aplicará métodos bibliométricos e técnicas de Análise de Redes Sociais (ARS) em uma base de dados de publicações científicas. Resultados: As análises estatísticas gerais demonstram que tanto o número de artigos publicados quanto o número de citações tiveram um crescimento expressivo ao passar das décadas, onde 73,2% dos artigos e 52% das citações se concentram na última década. Os assuntos predominantes das décadas utilizam os conceitos de GC e GI voltados para o ambiente organizacional. Evidencia-se que os Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Alemanha, China, Austrália e Itália são os principais geradores de conhecimentos científicos que envolvem as temáticas de GC, GI e a inovação de forma conjunta. Em termos de cooperação, apesar de poucas colaborações entre países (19,5%), nota-se que elas são bem diversificadas entre os países e continentes. Conclusão: Por fim, é possível concluir que as temáticas se desenvolveram bastante ao longo das décadas, principalmente no âmbito organizacional. Também se demonstrando como um interesse mundial, onde vários países de diferentes continentes se dedicam a estudos sobre os temas.

 

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